Aulas
01/08/2004
0 comentário(s)
Aula 18 - Roteiro de Rádio
É um dos mais simples que podemos elaborar, uma vez que trabalha com um número reduzido de recursos técnicos e linguagens: o código sonoro-verbal, a música e, por ventura, os ruídos. Porém, simplicidade não é sinônimo de um objeto fácil de apreender em único estalo.
Vamos começar nosso "exercício de reconhecimento" com um roteiro que podemos chamar 1/1 -- um por um. Sua estrutura será montada por justaposição de fragmentos, em uma somatória de texto e música, somente.
Toda e qualquer indicação técnica deve aparecer em caixa alta e/ou sublinhado, destacando-se totalmente do conteúdo a ser transmitido, ou seja, o texto do locutor a ser falado ao microfone. Esta é a única exigência, na grande maioria das emissoras de Rádio.
Em geral, os roteiristas adotam as abreviaturas TEC e LOC seguidas de dois pontos ou traço. Assim, até mesmo a indicação das entradas do locutor é considerada parte técnica. Vejamos:
LOC: João sem Ninguém é uma das novas promessas da MPB.
Cantor e compositor, João sem Ninguém vem se dedicando
à pesquisa da música naturista nos centros urbanos,
desde o começo de sua carreira.
Seu trabalho tem chamado atenção da crítica:
a canção "Agora eu canto, fora do banheiro" é
o melhor exemplo de sua notoriedade.
TEC: "AGORA EU CANTO..." - DISCO SOLO - FAIXA 4 - 3:33
Sintonizando nossa estação imaginária, qualquer ouvinte, depois da fala do locutor, ficará conhecendo a canção anunciada. Este é um roteiro que tanto serve para a produção em estúdio, como para a transmissão ao vivo, com informação diversificada antecedendo às canções escolhidas.
Para apresentar a canção, não foi necessário ao locutor falar "Vamos ouvir" que, além de vício, é uma redundância sem propósito. Se não há o que dizer, o melhor é dispensar os maneirismos fáticos. Em tempos de economia da linguagem, falar por falar -- ou ouvir por ouvir -- é melhor manter o aparelho de rádio desligado.
Formalmente, os termos LOC e TEC estão alinhados à margem esquerda, com o devido destaque -- e, entre eles é criado "um vão" que não é invadido pelo texto do locutor. Para maior nitidez, aqui utilizamos a caixa alta, o negrito e o sublinhado para separar bem separado esses limites. Alguns profissionais usam também a caixa alta no texto e, nesse caso, torna-se obrigatório sublinhar a parte técnica. Outro detalhe, apontado por quem prefere essa outra forma de apresentação do roteiro, é o uso de tipos de letra não serifada como as fontes da família Helvetica-Arial ou, mais recentemente, a Tahoma e outras similares.
O texto a ser comunicado não deve aparecer com divisão silábica alguma e, na medida do possível, de uma a outra linha, tenta-se quebrar as frases segundo a entonação. Além da quebra de linha, barras ( / ) são utilizadas para indicar pausas na fala, principalmente quando escrevemos tudo em caixa alta, incluindo a substituição das vírgulas e pontos.
O texto para apresentar "João sem Ninguém" assim ficaria:
LOC: JOÃO SEM NINGUÉM É
UMA DAS NOVAS PROMESSAS DA MPB ////
CANTOR E COMPOSITOR / JOÃO SEM NINGUÉM /
VEM SE DEDICANDO À PESQUISA
DA MÚSICA NATURISTA NOS CENTROS URBANOS /
DESDE O COMEÇO DE SUA CARREIRA ////
SEU TRABALHO / TEM CHAMADO ATENÇÃO
DA CRÍTICA //// A CANÇÃO
"AGORA EU CANTO // FORA DO BANHEIRO" / É
O MELHOR EXEMPLO / DE SUA NOTORIEDADE.
Mais notícias da seção
no caderno
Aulas
25/07/2004 - - Aula 15 - A Arte do RoteiroNinguém ensina ninguém a escrever. Nem roteiros, nem textos para Internet, nem literatura, nem nada que exija criatividade e talento. O primeiro passo para quem quer escrever, seja lá o que for, é certificar-se de que leva algum jeito pra isso. Para escrever é preciso gostar das palavras, adorar a língua-pátria, amar escrever. O candidato a escrito...
30/07/2004 - - Aula 16 - Uma idéia de RoteiroEstá mais próxima do público em geral -- muito se deve ao renascimento da indústria cinematográfica nacional, a partir do anos de 1990, e ao crescente acesso às mídias de interação, como a Internet, que coloca o "anônimo" em posição de produtor de conteúdo. Ora, pode ser a junção de ambas as hipóteses -- ou ainda nenhuma delas. Mas a demanda por cu...
02/05/2004 - - Aula 10 - Para exercitar a Redação Criativa!A brincadeira é simples. É proibido consultar o dicionário. Nesta página estão cinco objetos. Escolha um deles ou mais. Imagine, então, que você tivesse que descrever o objeto escolhido para uma pessoa que nunca o tenha visto. ...
21/04/2004 - - Aula 09 - Mensagem subliminarSão as imagens que não enxergamos conscientemente, mas que nosso inconsciente percebe e processa. Nossa mente tem um poder de percepção muito maior do que imaginamos!...
27/04/2005 - - Aula 06 - Dando nome aos bois..."Morreu Agenor Miranda Araújo Neto"Alexandre Magno Abrão não comparece em show do Charlie Brown Jr.""Reginald Dwight chora morte de Lady Di""Marshall Bruce Mathers III atua em filme sobre Rap"Frederick Bulsara é homenageado em show em Londres""João Luís Woerdenbag é preso por porte de drogas""Gordon Sumner visita índios no Xingu"Você acha que algué...
01/03/2004 - - Aula 02 - A MissãoSeja fértil como o sorvete do anúncio !
Vamos repetir o exercício da aula anterior, agora com a peça publicitária da Kibon !
...